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segunda-feira, 26 de maio de 2014
quinta-feira, 15 de maio de 2014
quarta-feira, 7 de maio de 2014
COMUNICAÇÃO EFICAZ - Saber Escutar faz uma grande diferença
Escutar é um dos maiores segredos de uma boa conversação. Fale pouco ou o suficiente, escute muito. A dificuldade mais comum que as pessoas tem na comunicação é a de não ficarem caladas tempo suficiente para que os outros tenha a oportunidade de falar.
Se você fala o tempo todo, não tem tempo de ouvir, se perceber que sempre fala mais da metade do tempo de uma conversação, está falando demais. Se sua profissão envolve serviços e vendas, você deveria estar falando menos da metade do tempo, aproveitando para colher informação do seu interlocutor. Canalize sua atenção para as necessidades e interesses do outro.
Ouvir é uma habilidade que deve ser cultivada, e, a princípio, é fácil. Mas é um hábito que vai ajudá-lo muito a se tornar um bom comunicador. Pratique a arte de escutar:
1° Olhe para a pessoa que está falando. Demonstre seu interesse por ela inclinando-se em sua direção;
2° Faça perguntas. Isso indica que você está prestando atenção no que ela está falando;
3° Não mude o assunto. Enquanto a outra pessoa não tenha terminado de falar, não interrompa nem mude o tema.
Fonte: Revista Venda Mais; N°124
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