quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RISCOS - Percepção e criação de valor para os clientes.




De acordo com o Dicionário Aurélio, a palavra risco tem origem do latim risico, é definida como perigo, ou possibilidade de perigo. Logo, o risco é algo que vivenciamos em todas as situações do cotidiano, ou seja, na vida pessoal, assim como, na vida profissional.
As mudanças ocorridas nas últimas décadas, através da globalização, transformou profundamente o mundo dos negócios. Em razão disso, as empresas que fazem um planejamento correto em todas as suas áreas de atuação, certamente, saberá gerenciar os riscos e obter sucesso. 
No que se refere ao processo de vendas, os consumidores tomam suas decisões em relação aos produtos/serviços de forma diferente, pois fatores culturais e características do indivíduo são valorizados no processo de percepção de risco. 
Portanto, criar valor para o cliente, de forma inteligente e eficaz dentro da estratégia, faz-se necessário que, os profissionais entendam os sete tipos de riscos que seus clientes percebem quando vão pensar em escolher os produtos/serviços. Abaixo estão relacionados os tipos de riscos:



O RISCO FINANCEIRO ---> "Consiste no termo de pagar quantia em dinheiro. Diante da impossibilidade de devolução em caso de insatisfação. Em geral, quanto menor a renda de um consumidor, maior será a percepção do risco financeiro;"

O RISCO FÍSICO ---> "É o temor de que os produtos possam causar algum dano; por exemplo, que certos eletrodomésticos possam provocar choques ou emitir radiações, ou que, medicamentos tenham contra-indicações. Em geral, o risco físico pode ser um obstáculos a adoção de inovações;"

O RISCO PSICOLÓGICO ---> É o medo da insatisfação derivada de uma compra pouco feliz. É mais alto em mulheres do que em homens e adolescentes. Do ponto de vista cultural, parece ser mais alto em sociedades coletivistas, porque a opinião dos outros é muito valorizada;"

O RISCO FUNCIONAL ---> "É o temor de não saber usar adequadamente bens ou serviços; por exemplo, não usar o computador, televisão e etc. De uma perspectiva cultural, esse tipo de risco parece mais característico de culturas avessas as incertezas;"

O RISCO SOCIAL ---> Se define como medo de que os produtos adquiridos causam uma imagem negativa ao consumidor. O risco social fundamenta-se na inconsistência entre a cultura observada e a esperada no consumidor. Por exemplo, espera-se que o presidente de um grand banco assine um contrato importante com uma caneta de uma marca de luxo, não uma de 0,60 centavos. pode-se propor que o risco social seja características de culturas coletivistas, ou seja, maior tendência a aparentar mais e ostentar o que se possui;"

O RISCO DO TEMPO ---> "É a sensação de ter perdido tempo em um processo de compra que acaba não se realizando, ou que não se consiga plena satisfação com ela;"

O RISCO DE TRANSAÇÃO ---> "Consiste na percepção que os consumidores possam ter que não são bem atendidas." Por exemplo, uma pessoa ou vendedora em uma loja não atende corretamente, ou seja, existe frieza dos funcionários, atenção em tirar as dúvidas, não oferecer a água e cafezinho, enfim, todos os elementos sensoriais que fazem parte do habitat. Esse tipo de risco aumenta em culturas coletivistas ou que deem importância as relações sociais.

Finalmente, conhecer a  relevância desses riscos citados, é essencial para todos os profissionais que estão inseridos no mercado. Logo, entender seus clientes tanto no aspecto racional, como emocional, resulta em atender as expectativas dos mesmos, oferecendo produtos/serviços de forma segura e confiável.

Fonte:  Marketing: Cross-Cultural, Editora Thompson.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ALTECH - Tecnologia para todas as gerações!



  
As transformações ocorridas na sociedade nesse Século XXI, vem resultando em gestores e empreendedores com mentalidade inovadoras, e, dentre várias empresas que estão atuando no mercado preparadas para atender as expectativas da sociedade, certamente, posso citar a ALTECH.
A ALTECH - Albuquerque Technnology, é uma empresa que nasceu com a responsabilidade de agregar valor à sociedade, ou seja, com a missão de atender seus clientes de forma ética e responsável, esclarecendo suas questões, ampliando seus conhecimentos no mundo tecnológico para todas as gerações, desde do público infantil até os idosos. Logo, a Altech entende a importância da célula maior da sociedade, a família.
Para kayo Albuquerque, idealizador e proprietário da ALTECH, "seus objetivos é suprir todas as necessidades  tecnológicas dos seus clientes, tornando líder em disponibilização de tecnologia em materiais de informática, eletrônicos, importados, entre outros meios que disponibilizem tecnologia usual aos cidadãos, contribuindo e facilitando a vida de nossos clientes em Natal, Rio Grande do Norte, Nordeste e o Brasil."
Portanto,  o respeito com a sociedade, meio ambiente e a família, são os valores que servem de exemplo para todos aqueles que estão vendendo seus produtos ou prestando serviços para as pessoas no mercado.
Parabéns ALTECH e muito SUCESSO!!
Conheça! www.altech.net.br