domingo, 21 de julho de 2013

Melhore o desempenho - Orientação para o profissional falar em público



 
 José de Alencar escreveu: "A palavra, esse dom celeste que Deus deu ao homem e recusou ao animal, é a mais sublime expressão da natureza, ela revela o poder do Criador e reflete a grandeza da obra da criação.

MECANISMO DA VOZ ---> A voz determina a própria personalidade de quem fala. Se estivermos alegres, tristes, apressados, seguros, etc, a primeira identificação desse comportamento é transmitida pela voz. Qualquer problema de ordem física ou emocional será imediatamente revelado através da voz, ou seja, a voz traduz os estados emocionais, produzindo emoções em qualquer lugar.

HIGIENE VOCAL --->  As noções de higiene vocal existem para que as possamos preservar a saúde vocal, prevenindo o aparecimento de alterações e de doenças. Estes procedimentos devem ser seguidos por todos e, principalmente, pelos que utilizam mal a voz ou que tem tendências a alterações de vocais.

O fumo: é um agente altamente nocivo para o sistema respiratório. As pregas vocais são diretamente afetadas pela fumaça no momento em que se traga. O fumo pode causar irritação, pigarro, edema, tosse, aumento de secreção e infecção, consequentemente alterando a voz.

Alimentação: existem alguns tipos de alimentação que podem atrapalhar o funcionamento da voz. Alimentos muitos pesados e muito condimentos são de difícil digestão. Bebidas e alimentos gelados produzem choque térmico ocorrendo uma descarga imediata de muco e edema das cordas vocais.
São indicados alimentos leves, verduras e frutas bem mastigadas. A maçã é um ótimo recurso, pois tem propriedades que facilitam a limpeza da boca e da faringe. A água em temperatura ambiente hidrata a mucosa da garganta.

O álcool: causa irritação no aparelho fonador semelhante ao fumo, com diferença de que reduz respostas de defesa do organismo. A ingestão do álcool anestesia a região da faringe, causando a perda da sensibilidade, e consequentemente, levando o indivíduo a cometer uma série de abusos vocais. Após o efeito da bebida, ele sentirá os sintomas evidentes: ardor, queimação, voz rouca e fraca. 

Vestuário: é importante evitar o uso de roupas ou adereços apertados, principalmente no pescoço e na cintura, por causa do diafragma, que é um instrumento de apoio respiratório para a fonação. Os saltos muito alto também devem ser evitados, pois estes dificultam uma boa postura. Neste caso a postura fica tensa e enrijecida. O certo é que se use roupas leves e folgadas, pois o corpo fica livre e movimenta-se mais fácil.

Posição de sentar: Aconselhamos duas formas. Um delas é colocar os dois pés no chão, demonstrando firmeza na atitude e permanecendo esteticamente correto. Evitar balançar a cadeira e nunca ficar curvando expressando cansaço.

COMUNICAÇÃO VISUAL ---> diz-se que os olhos são "o espelho da alma", assim a comunicação é transmitida através do olhar. Através do olhar podemos aprovar ou reprovar, demonstrar alegrias ou tristeza, firmeza ou insegurança. Os olhos revelam e transmitem emoções.

Evitar: Olhar desconfiado, olhar perdido, olhar lateralizado e fugir com os olhos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS ---> Busque conhecimentos para manter-se atualizado(a) culturalmente, pesquise informações na internet, revistas, jornalismo na televisão, tenha atitudes mentais positivas para uma comunicação eficaz, e por fim, administre ou exercite a tensão e o medo, preparando-se mental e fisicamente.
Boa sorte e sucesso sempre!!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Marketing dos Sentidos da Harley-Davidson





 Um cliente chega a uma concessionária e logo em seguida é convidado a fazer um trivial "teste ride" em uma motocicleta da loja. No meio do trajeto, ele se depara com 60 "harleyros" que passam a fazer todo caminho ao seu lado, como se ele fosse parte desse grupo.
Dessa maneira, o cliente tem uma imersão no universo e no verdadeiro espírito da marca. No final da ação, o motociclista é recebido pelo grupo que dá as boas vindas ao universo HARLEY-DAVIDSON.
Então, diante do case de sucesso da Harley-Davidson, o profissional que atua em outras áreas vendendo seus produtos ou serviços poderá refletir sobre sua estratégia fazendo a seguinte pergunta: Qual a experiência positiva eu posso ofereçer para o meu cliente? 
Reflita!!