sábado, 9 de junho de 2012

Breve comentário para o microempreendedor



 As transformações ocorridas nas últimas décadas através da globalização, evolução tecnológica, legislação e consciência ambiental, vem resultando em mudanças no comportamento do consumidor perante o habitat de compras.
Diante desse cenário, o consumidor começou a perceber a sua importância dentro do mercado, e cada vez mais, amplia sua percepção na decisão de compra. Nos dias atuais, a organização independente do tamanho ou segmento deverá oferecer a melhor opção de compras para seus clientes através do bom atendimento, preços justos e produtos que proporcione satisfação. Num mercado extramente competitivo, as empresas para alcançar o sucesso a atender as demandas, necessitam de um bom planejamento direcionado para todos os compostos relacionados a sua área de atuação, ou seja, Produto, Preço, Praça e Comunicacão.

Produto: na batalha pelos consumidores, as empresas buscam vários mecanismos para influenciar e alcançar a atenção, e diante disso, faz-se necessário investir na embalagem, rótulo, design, qualidade e benefícios do produto.

Preço: esse fator é muito importante na decisão de compra, pois o preço que ele terá de pagar depende da percepção que o consumidor terá do produto ao pagar o preço que considere justo. Existem várias estratégias para fixar o preço, porém será abordado no futuro em outras postagens.

Praça: na arena em que as empresas se encontram e competem, encontrar o melhor lugar ou meios para disponibilizar o produto certo ao consumidor de modo a influenciá-lo, requer a observação do local e pesquisa na escolha do ponto de venda certo.

Comunicação: num ambiente mercadológico concorrido, é necessário que as empresas saibam comunicar de forma correta seus produtos, pois nesse contexto, utilizar os canais de veículos de marketing através de uma mensagem coerente e atrativa (racional e emocional) para o consumidor, torna-se primordial dentro da estratégia da organização.

Enfim, o empreendedor que almeja no seu negócio alcançar o sucesso, tem que se preparar através dos estudos da administração, marketing contabilidade, logística entre outras ciências, de modo que, no presente e futuro, saiba lidar com todas as influênciais positivas e negativas que fazem parte do mundo dos negócios.