quarta-feira, 21 de março de 2012

COMUNICAÇÃO EFICAZ




O Homem como um complexo sinérgico biopsicosocial está sempre influenciando e sendo influenciado em todas as situações e lugares no habitat que está inserido. Quem nunca fez um comentário sobre aquele profissional que chega numa determinada situação ou local de trabalho, cumprimenta e começa sua oratória. Pouco tempo depois muitos dizem: esse cara é fera! Então, como é que a pessoa pode afirmar com segurança que esse profissional é competente?
Simples, somos avaliados durante nossa comunicação em três aspectos básicos:


. Nossa aparência;
. O que falamos;
. Como falamos.

Nossa aparência é muito importante, pois sendo o Homem composto pelos 5 sentidos, (Visão, audição, paladar, olfato e tato) faz-se necessário utilizar estrategicamente essas características no sentido de causar positivamente as primeiras impressões.
É pertinente afirmar que, sendo a visão o primeiro sentido, o profissional deve cuidar de sua aparência, ou seja, a vestimenta correta, seu cabelo, assim como, sua maquiagem na percepção do seu interlocutor.

O que falamos depende do conhecimento técnico e específico sobre o assunto a ser abordado. Nesse caso, o profissional deve procurar estar atualizado, e acima de tudo, ter uma profundidade do assunto, pois certamente será questionado por outras pessoas bem informadas.

Como falamos torna-se fundamental para que as pessoas prestem atenção nas nossas palavras. Muitas vezes o profissional é extramente conhecedor do assunto, porém seu estilo faz com que muitas pessoas fiquem dispersas. Segundo alguns estudos o que você fala representa 7%, tom de voz 38% e expressão corporal 55%.
Portanto, o que você fala representa apenas 7%, os demais 93% dizem respeito ao como você fala. Dentre os tópicos mais importantes destacam-se a memória, habilidade, entusiasmo, criatividade, inspiração, persistência, voz, expressão corporal, síntese, vocabulário e naturalidade.
Enfim, a comunicação eficaz é primordial para o sucesso profissional, pois certamente você não terá uma segunda chance de causar uma boa impressão num mercado extremamente exigente.

Fonte de pesquisa: Como ser empreendedor de sucesso/Flávio de Almeida.

segunda-feira, 19 de março de 2012

FOFOCA: como usá-la a seu favor



A Antropologia através dos estudos revelou que falar da vida alheia é uma prática bastante antiga. Na pré-história o Homem buscava informações acerca da vida dos outros para saber de suas fraquezas, medos, seus desejos e etc.
No mundo profissional sempre tem alguém falando de você (bem ou mal), assim sendo, a questão é como fazer a rádio-corredor divulgar seu talento, pois já que não dá para evitar fofocas, saiba como fazer as conversinhas de corredor trabalharem a seu favor dentro e fora da empresa.

Dica 1: NÃO MORRA PELA BOCA

. Ouça mais - diz o provébio árabe: temos duas bocas e uma orelha para ouvir mais e falar menos;

. Abra o olho - Na hora de passar seu recado, cuidado. A comunicação informal é algo que corre sem controle, por isso, muita cautela ao escolher a pessoa com quem você vai falar. É do jeito dela que a história será passada adiante;

. Seja discreto(a) - Não gaste tempo comentando sobre fofocas correntes no lugar de trabalho. Na hora do "vamos ver", você pode ser considerado culpado por associação;

. Troque dados - Não dá para ficar sabendo de tudo se você nunca diz nada de relevante. Para obter informações, coloque na roda algo que pode ser importante para a carreira do seu parceiro.

DICA 2: QUANDO VOCÊ É O ASSUNTO

. Respeite a proporção, ou seja, a resposta tem de ser do tamanho do prejuízo. "Ao se pronunciar publicamente contra um boato, você pode chamar a atenção de quem nem sabia do mexerico", diz Francisco britto, da Boyden. Logo, é sempre um risco divulgar um comunicado para empresa inteira.

. Avalie o estrago, e se o boato for algo danoso demais, vale a pena se pronunciar publicamente, pois as consequências podem ser ruins, mesmo que atinjam pouca gente.

DICA 3: MANDE SEU RECADO

. Se tiver absoluta confiança em alguém, pode fazer a encomenda e pedir que essa pessoa dê seu recado por você;

. Vá direto à fonte - Não use intermediários se o recado for direto para o chefe;

. Pense alto - Caso você não tenha algúem confiável para ajudá-lo(a), a saída é fazer um comentário perto de um possível emissor do que você está planejando.

Enfim, sabemos que a fofoca está presente em todos os lugares, mas lembre-se que as nossas atitudes no dia-a-dia é que dão pano para o bate-papo na hora do cafezinho. Se acontecer de você ficar malfalado(a) é melhor manter a cabeça no lugar e não se irritar, pois todo mundo provavelmente terá o seu dia da vez.

Fonte de pesquisa: Revista Você S/A - Edição 91

domingo, 11 de março de 2012

AÇÃO NATAL VERDE: homenagem ao Dia Internacional da Mulher



No dia 8 de Março comemorou-se o Dia Internacinal da Mulher, diante dessa data marcante, o Projeto Ação Natal Verde através do seu idelizador Ronaldo Diniz, assim como, todos os seus colaboradores, não poderia deixar de lembrar de muitas mulheres que contribuem nesse projeto ambiental. O inverno de 2012 está próximo de iniciar, e, mais uma vez , o Projeto Ação Natal Verde pretende disseminar a consciência ambiental de forma holística para todos os lares, ruas e empresas da nossa belíssima Natal/RN. No ano de 2011 foram distribuídas 3500 mudas de várias espécies (Noni, Palmeiras, Nim Indiano, Hortelã, Babosa e etc) e para 2012 pretendemos com a ajuda da sociedade ampliar essa meta.
Portanto, agradecemos aos parceiros, e, em especial, as Mulheres, pois são os pilares da sustentação, desenvolvimento, equlíbrio e beleza do nosso planeta.