sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um pouco sobre Propaganda



Conhecer a história da propaganda no Brasil é viajar de volta ao século IX, no ano de 1808, quando foi inaugurado o primeiro jornal do País, A Gazeta do Rio de Janeiro. O mais antigo anúncio provalvelmente tenha surgido nesse Jornal e numa época em que a tecnologia era outra. No decorrer dos tempos a propaganda ganhou status de grande relevância em todos os segmentos da sociedade. Para os especialistas em marketing a mensagem deve seguir o modelo AIDA - Atenção, Interesse, Desejo e Ação -, de forma que, a mesma deve despertar atenção, criar interesse, gerar desejo e provocar ação nas pessoas ou no público-alvo. Criar uma boa campanha requer um conhecimento holístico dos profissionais da área, ou seja, é mergulhar na História, na Psicologia com suas teorias, na Antropologia, na Sociologia, na Medicina e acima de tudo, na alma das pessoas.
Portanto, uma excelente criação em propaganda é fruto da mente aberta e ética de profissionais que enxergam o mundo sem preconceitos de cultura, classe social e religião.