quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ritos de passagem e Marketing




A cultura retrata a personalidade de uma sociedade ou conjunto de crenças, valores, costumes e comportamentos de um grupo. O indivíduo desde o nascimento, aprende através da observação e imitação das pessoas próximas a forma como irá se comportar perante a sociedade no qual está inserida. Dentro desse contexto, encontra-se os ritos de passagem ou "Rites de passage", expressão francesa adotada por antropólogos e escritores europeus para definir todos os rituais e cerimônias que propiciem uma nova forma de vida ou um novo status social. Esses ritos existem em todas as civilizações desde a era primitiva até os dias atuais. O nascimento, batizado, casamento, formatura, enterro são exemplos marcantes de ritos de passagem.
Final de ano se aproximando e as pessoas novamente estarão vivenciando os ritos de passagem na virada do ano através das homenagens divinas ou nas variadas formas de crenças. No ocidente as mais conhecidas são as queimas de fogos, pulinhos sobre as ondas do mar, rumã, vesti-se de branco e etc.
Conhecer e entender os significados dos ritos de passagem é de fundamental importância dentro de qualquer mercado de atuação, ou seja, as empresas precisam elaborar estratégias e ações corretas que inicia desde a capacitação dos profissionais através de um conhecimento técnico e cultural até a elaboração correta da arrumação da empresa através da estimulação dos 5 sentidos humano (visão, audição, paladar, olfato e tato).
Portanto, vivendo num mundo com tantas diversidades e ritos de passagem, significa respeitar e entender que o consumidor é um ser constituido por uma complexidade de característica físicas, emocionais, costumes, crenças e atitudes.