sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Influências Situacionais na Decisão de Compra



O comportamento do Ser humano nos dias de hoje, é resultado do seu aprendizado e experiências no decorrer dos tempos, entretanto o Homem continua sendo um animal dentro das leis da ciência, e, desse modo, suas atitudes estão sendo constantemente influenciadas por fatores situacionais que fazem parte do seu cotidiano. Para Churchill Jr. e Peter (2003) os fatores contigenciais como o tempo, condições momentâneas, humor, tarefa, ambiente físico e social geram mudanças de atitudes que acabam influenciando o comportamento do consumidor.
Vivendo numa sociedade marcada pelas transformações em todos os níveis, o fator tempo tornou-se o elemento precioso para as pessoas em sua vidas. Nesse contexto, esse fator poderá influenciar decisivamente na decisão de compra , todavia as empresas que não respeitarem essa regra, poderão comprometer sua imagem perante o mercado, ou seja, a subjetividade do consumidor e os seus pressupostos devem ser levado em consideração, pois o mesmo poderá estar predisposto a consumir certos produtos ou serviços mediante a vários fatores circunstanciais, assim sendo, a sua decisão de compra poderá ser influenciada pela hora do dia, pela estação do ano e dia da semana, estado de saúde, problemas familiares ou profissionais.
Atualmente, a empresa que deseja alcançar o sucesso ou se manter viva, tem que ter o conhecimento, a atenção e o preparo para lidar com todas essas influências circunstanciais que possam atingir a emoção do consumidor e, dessa forma, agir estrategicamente no sentido de compreender e atender o cliente com excelência.